Telefone: 48 3028-4039

email: sinfren@sinfren.org.br

24/03/2014

Benzeno outra vez em pauta na Assembléia Legislativa

Comissão de Saúde da ALESC debate a redução de danos dos compostos orgânicos voláteis

Durante a manhã de hoje( 24.04), a Comissão de Saúde da Assemb. Legislativa de SC promoveu um debate sobre os estudo dos  VOC´s (Compostos Orgânicos Voláteis) quanto a  redução, amenização e adequação do impacto ao ambiente, à saúde dos trabalhadores e da sociedade em geral.  No centro deste debate estão os trabalhadores em postos de combustíveis de todo o país, que lutam para implementar ações técnicas, políticas e sindicais para amenizar os males do benzeno.

O secretário da Saúde e Segurança  do Trabalho da Fenepospetro  (Fed. Nac. dos Trab. em Postos Comb.), Lázaro Ribeiro de Souza, falou sobre ações sindicais na luta por um ambiente de trabalho mais saudável para todos.  Ele destacou a campanha publicitária, em nível nacional, "Abasteça até o automático" cujo objetivo é explicar e conscientizar toda sociedade, principalmente os trabalhadores, sobre os riscos do benzeno, que é a substância que pode até causar câncer. O debate na ALESC serviu principalmente para envolver os parlamentares no enfrentamento desta temática. 

"Nossa perspectiva é que a sociedade debruce em marcos regulatórios  que venham mitigar a comissão de VOC´s (Compostos Voláteis Orgânicos) no sentido de melhorar o ar respirado por todos, principalmente nos postos de combustíveis, onde é fonte importante na emissão deste gás", explicou Souza, que é membros da Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPB).

O Presidente do SINFREN, Derli Muzzo, que também faz parte da CNPB, falou das ações que já foram desenvolvidas em Santa Catarina e aquelas que ainda estão programadas para acontecer. "Quando toda a sociedade e trabalhadores estiverem mais conscientizados do mal que o benzeno faz á saúde e ao meio ambiente será bem mais fácil exigir o cumprimento das leis e normas regulamentadoras além de responsabilizar aqueles que não as cumprirem", acredita Muzzo. "A Vigilância Sanitária de SC (Cerest), que é nossa parceira nesta luta, também estava reprtesentada no encontro", lembrou o presidente do SINFREN.

O Sindópolis (Sind. Patronal de Fpolis) e ABIESPS (Assoc. Bras. Equipamentos para Postos de Serviço) também estavam participando do debate.

Legenda foto: Lázaro (esquerda) e Derli (centro).

Voltar