Telefone: 48 3028-4039

email: sinfren@sinfren.org.br

Veja abaixo algumas notícias do SINFREN.

Aqui neste espaço voce pergunta e os diretores respondem. Faça a sua pergunta, esclareça a sua dúvida.

Se voce preferir, não divulgamos seu nome.

As respostas de interesse coletivo serão respondidas em vídeo neste site.

13/07/2022

13º SALÁRIO COMPLETA 60 ANOS

Em 13 de julho de 1962, o presidente trabalhista João Goulart, Jango, sancionava a lei que estabelecia a todo trabalhador o direito a um décimo terceiro salário.
O então chamado "abono natalino" era antiga reivindicação dos trabalhadores. Algumas categorias conseguiram o direito por meio de acordo. Mas precisou uma forte greve geral para que o direito fosse oficializado em lei, para todo o território nacional.
A classe patronal e a grande imprensa combateram a conquista, alegando que o pagamento de um décimo terceiro salário quebraria muitas empresas. Também acusavam Jango de comunista e diziam outros absurdos.
O fato concreto é que, 60 anos depois, o 13º está assegurado, eleva a remuneração dos trabalhadores e injeta dinheiro na economia. Ou seja, todos ganham.
EUSÉBIO - Presidente da Federação Nacional (Fenepospetro), Eusébio Luís Pinto Neto, comenta: "Devemos conhecer a história de nossos direitos e valorizar cada conquista. Devemos também ser gratos aos governantes que pensam nos interesses do povo, especialmente dos trabalhadores".
 
Fonte: Fenepospetro 
Imagem: Crédito Reprodução Memorial da Democracia 
 
Voltar