Telefone: 48 3028-4039

email: sinfren@sinfren.org.br

Veja abaixo algumas notícias do SINFREN.

Aqui neste espaço voce pergunta e os diretores respondem. Faça a sua pergunta, esclareça a sua dúvida.

Se voce preferir, não divulgamos seu nome.

As respostas de interesse coletivo serão respondidas em vídeo neste site.

02/10/2013

Todos contra o Assedio Moral no Trabalho

III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assedio Moral no Trabalho

Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro/2013, no Centro de Convenção da UFSC, foi realizado o III Seminário Catarinense de Prevenção ao Assedio Moral no Trabalho. Cerca de 500 pessoas, entre sindicalistas, trabalhadores de todas as áreas, estudantes e profissionais da saúde de vários estados brasileiros participaram deste evento que debateu entre outros itens, políticas empresariais e ética, que teve como palestrante o Doutor Jose Roberto M. Heloani (UNICAMP).

Segundo Heloani, vivemos num capitalismo histérico, impaciente e insaciável. Neste contexto o trabalhador adoece cada vez mais por causa do assedio moral, sem se dar conta do grau de exploração do qual esta inserido. E a lógica do capitalismo. A precarizaçao no trabalho e crescente.  “Em que sistema estamos? Preocupamos-nos com o outro? Questiona Heloani.

Durante o evento foram apresentados ainda casos e depoimentos de trabalhadores adoecidos em função do assedio moral no trabalho e as consequências jurídicas. Os relatos de investigação cientifica e relatos de experiências individuais e de intervenções foram base para um interessante debate envolvendo especialistas na área.

Participaram como palestrantes: representantes da APRASC, FITIESC e CUT. O Procurador do Trabalho Marcelo Goes Neves, o Juiz do Trabalho, Carlos Alberto Pereira de Castro e Tatiana Teixeira, da UFSC. Também da UFSC os doutores Suzana da Rosa Tolfo, Arnaldo Podesta Jr, Maria Esther Souza Baibich e Renato Tocchetto de Oliveira, da SRTE/TEM/SC.

Ainda a Dra. Lis Andrea Pereira Sobbol, da UFPR, a advogada trabalhista Suzan Zilli, os trabalhadores com seus depoimentos Marcos Eugenio Bortolinie e Schirlei Azevedo.

Na ultima palestra estava uma das mais requisitadas palestrantes no Brasil quando o assunto e assedio moral: Dra. Margarida M. S. Barreto, que falou sobre política nacional de segurança e saúde do trabalhador e o assedio moral no trabalho.

A assessora de imprensa do SINFREN, a jornalista Fabiola de Souza, participou de Seminário.

 

Voltar