Veja abaixo algumas notícias do SINFREN.
Aqui neste espaço voce pergunta e os diretores respondem. Faça a sua pergunta, esclareça a sua dúvida.
Se voce preferir, não divulgamos seu nome.
As respostas de interesse coletivo serão respondidas em vídeo neste site.
18/09/2013
Vigilância Sanitária faz campanha para orientar trabalhadores dos postos de combustíveis
Datas e horários da campanha:
- 25/09 - período da tarde (14h00 as 16h00) - panfletagem na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Arno Hoeschel
- 26/09 - período da manhã (08h00 as 12h00) - Posto Coqueiros
- 27/09 - período da manhã (08h00 as 12h00) - Posto Galo - Rio Tavares
A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVS) da Secretaria de Estado da Saúde (SC) dá início nesta quarta-feira, dia 25/09/13, a Campanha "Complete o tanque só até o automático", dirigida aos trabalhadores dos postos de gasolina que atuam direto com o abastecimento de veículos.
A equipe da campanha, que contara com dirigentes do SINFREN, fará esclarecimentos em Florianópolis nos dias 25, 26 e 27, nos Postos Floripetro, de Coqueiros, e Galo, do Rio Tavares. Nas demais cidades (Joinville, Chapecó, Criciúma e Lages) serão definidos os dias e locais da visita.
O objetivo é orientar estes profissionais e também consumidores sobre os riscos à saúde provocados pelos vapores do combustível exalados quando o automóvel é abastecido acima do nível estabelecido pelos fabricantes.
Durante o abastecimento de um veículo, a entrada de combustível no interior do tanque do carro, faz com que os vapores ali gerados saiam pela “boca” do tanque acarretando alguns riscos para a saúde do trabalhador (frentista), para o meio ambiente e para a manutenção do veículo.
Para abastecer até a “boca” do tanque, o frentista precisa burlar o sistema automático do bico da mangueira, tendo então que completar o tanque através do controle manual o que exige que ele fique muito próximo à saída do tanque, local de concentrações elevadas de vapores.
Qual o problema? Nos vapores da gasolina temos uma substância denominada benzeno que é conhecida por ser cancerígeno. Portanto, abastecendo até o automático você está contribuindo para diminuir a exposição do trabalhador frentista aos vapores com benzeno. Também, no ato de completar o tanque através do controle manual, podemos comprometer a manutenção do veículo.
Os veículos a gasolina e a álcool possuem um dispositivo para controlar as emissões evaporativas de combustível. Este dispositivo é um filtro de carvão ativado que fica localizado próximo do motor e que recebe os vapores de combustível do tanque por uma tubulação criada especialmente para esse fim. O filtro fica no interior de uma espécie de invólucro circular que se assemelha a uma lata e por isso recebeu o nome de cânister.
O filtro de carvão ativado recebe os vapores de gasolina (o álcool praticamente não evapora), os absorve e, quando o motor funciona, são logo aspirados pelo coletor de admissão. Como o filtro só pode receber vapor é preciso garantir que não chegue combustível líquido até ele. A maneira encontrada pelos fabricantes de automóveis para conseguir isso foi estabelecer um determinado volume de ar entre o líquido no tanque e parte superior deste, justamente de onde sai a tubulação para o cânister. Esse volume de ar acima do líquido é conseguido mediante a interrupção do abastecimento ao primeiro desarme do bico da bomba.
Caso contrário, certamente haverá passagem de gasolina para o cânister, encharcando-o e inutilizando-o, além de enriquecer fortemente a mistura ar-combustível. Isso confundirá o sistema de gerenciamento eletrônico do motor, que, por sua vez, adotará medidas corretivas que não correspondem à realidade. Isso prejudica o bom funcionamento do motor. Portanto, o abastecimento deve ser considerado terminado ao primeiro desarme do bico da mangueira.
COMPLETAR O TANQUE SÓ ATÉ O AUTOMÁTICO É UMA MEDIDA A FAVOR DA SAÚDE E CONTRA O DESPERDÍCIO!